O Vírus Varicela zoster (VZV) é o agente etiológico da Varicela (catapora) e do Herpes zoster. Após infecção, o VZV permanece latente nas raízes nervosas sensoriais por toda a vida. Quando ocorre reativação, o vírus migra para a pele, causando uma erupção cutânea dolorosa. A reativação é mais frequente na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados entre outras.

Quais são os sintomas da Herpes Zóster?

O quadro clínico do herpes-zóster, ou seja, os sinais e sintomas da doença, é quase sempre típico. Na maior parte dos casos, antecedem às lesões cutâneas (na pele) os seguintes sintomas:

Dores nevrálgicas (nos nervos);

Parestesias (formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão etc);      

Ardor e coceira locais;

Febre;

Dor de cabeça;

Mal-estar.

A lesão elementar é uma vesícula sobre a vermelhidão da pele.

Quais são as complicações da Herpes Zóster?

As complicações, principalmente neuralgia pós-herpética (PHN, definida como dor que dura mais de 90 dias desde o início da erupção cutânea), também aumentam com a idade.

Ataxia cerebelar aguda, que pode afetar o equilíbrio, fala, deglutição, movimento dos olhos, mãos, pernas, dedos e braços.

Trombocitopenia, ou seja, baixa quantidade de plaquetas, responsáveis pela coagulação, no sangue.

Infecção bacteriana secundária de pele – impetigo, abscesso, celulite, erisipela, causadas por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou outras que podem levar a quadros sistêmicos de sepse, com artrite, pneumonia, endocardite, encefalite ou meningite e glomerulonefrite.

Síndrome de Reye, doença rara que causa inflamação no cérebro e que pode ser fatal, associada ao uso de AAS, principalmente em crianças.

Infecção fetal, durante a gestação, pode levar à embriopatia, com síndrome da varicela congênita (expressa-se com um ou mais dos seguintes sinais: malformação das extremidades dos membros, microftalmia, catarata, atrofia óptica e do sistema nervoso central).

Varicela disseminada ou varicela hemorrágica em pessoas com comprometimento imunológico.

Nevralgia pós-herpética (NPH) – dor persistente por 4 a 6 semanas após a erupção cutânea, que se caracteriza pela refratariedade ao tratamento. É mais frequente em mulheres e após comprometimento do trigêmeo.

Pacientes imunocomprometidos podem apresentar a evolução desfavorável com infecção disseminada, pneumonite, hepatite e encefalite.

Diagnóstico

Testes para a identificação do VZV através da PCR são atualmente os mais sensíveis e específicos. A presença de material genético do vírus na amostra faz o diagnóstico da virose.

O Laboratório Deltha realiza o diagnóstico de herpes zoster através da metodologia de PCR em tempo real.