Quais principais sintomas e como diagnosticar
Você sente algum desconforto ou distensão abdominal ou seu intestino irregular? Isso pode está com alguma intolerância alimentar e vamos falar sobre a doença celíaca, também popularmente conhecida como intolerância ao glúten!
O GLÚTEN VEM DE ONDE?
O glúten é a proteína presente no trigo, no centeio, na aveia e na cevada. Mas a fração do glúten que causa a doença é chamada de prolamina e está presente apenas no trigo, centeio e na cevada.
O QUE É A DOENÇA CELÍACA?
É uma desordem autoimune que acontece no intestino delgado e que ocorre quando se ingere alimentos contendo glúten, provocando uma reação imunológica no local. Então, reação danifica as células do intestino e impede a absorção correta dos nutrientes. Por isso, a doença é considerada multifatorial e precisa que vários fatores aconteçam para se manifestar.
Hoje, os dois fatores conhecidos que mais contribuem para que ela apareça são a ingestão de glúten – considerado o fator ambiental – e a presença do haplótipo DQ2 e/ou DQ8 no DNA da pessoa – fator genético. Estima-se que cerca de 20% a 30% da população tenha os haplótipos, porém apenas 0,5% a 1% desenvolveram a doença. Isso acontece porque existem classes diferentes de haplótipos. Por isso, o estilo de vida do paciente pode influenciar na manifestação.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Hoje, é necessário um diagnóstico e avaliação clínicos conjuntamente de exames laboratoriais para diagnosticar o celíaco. Os exames feitos são de sangue e biópsia como também o histórico familiar trazer uma predisposição para a presença deles.
O teste genético feito para identificar os haplótipos DQ2 e/ou DQ8 no DNA é importante para determinar qual o risco do paciente vir a ter ou já estar manifestando a doença celíaca. Esse teste é recomendado por ser pouco invasivo, não induzir aos sintomas e ser feito apenas uma vez na vida! Geralmente, crianças de pais celíacos ou com sintomas devem fazer o exame para prevenção e acompanhamento!
FUI DIAGNOSTICADO, E AGORA?
O médico deve avaliar se os níveis de ferritina, vitamina D, folato eritrocitário e outras vitaminas e minerais estão em níveis normais. Mas o único tratamento conhecido hoje é a dieta totalmente livre de glúten para o paciente. Aos poucos, isso vai recuperando a mucosa intestinal.
Ficou com alguma dúvida ou se identificou com os sintomas? Procure seu médico! Aqui no Laboratório Deltha, oferecemos o teste genético com rapidez e eficiência!