Diversas tarefas realizadas no dia a dia prejudicam a coluna, como ficar muito tempo sentado, dormir em posições erradas, ficar longas horas na frente do computador e mandar mensagens pelo celular. Este último caso tem lotado as recepções das clínicas.
Nos Estados Unidos, uma pesquisa sugere que 79% da população, com idade entre 18 e 44 anos, ficam com seus celulares próximos a eles durante 22 horas por dia. O uso prolongado desta tecnologia interfere na saúde da coluna. Quando a cabeça está levantada e a coluna ereta, o peso está todo equilibrado. No momento em que a cabeça está posicionada para o chão, é como se uma criança de 8 anos estivesse sentada no pescoço. E é justamente esta a posição que as pessoas ficam quando estão mexendo em seus celulares.
A dor provocada pela posição caída da cabeça recebeu o nome de Text Neck e tem como sintomas: a dor de cabeça crônica; a dor nas costas, nos ombros e no pescoço e a mudança na curvatura da espinha.
A prevenção é a melhor forma de não sofrer com os problemas na coluna, mas há outras dicas:Segurar o celular na altura dos olhos;Fazer intervalos para se distanciar de celulares e computadores;Realizar alongamentos durante o dia;Fazer exercícios físicos.
A falta de cuidados pode ocasionar deformidades nas estruturas vertebrais, antecipar lesões discais e artrose. Caso uma dor de cabeça forte ou na coluna comece, busque um médico. Não deixe o tempo passar, porque o problema pode piorar muito.