tireoide é uma glândula relativamente pequena que atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. Tem a função de produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis por regular a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Dessa forma a tireoide, garante o equilíbrio do organismo.

Os distúrbios da tireoide ocorrem quando essa glândula para de funcionar corretamente, ou seja, podendo produzir mais ou menos hormônios do que o normal. O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são os principais problemas ocasionados pelo funcionamento incorreto da tireoide.

Alguns hábitos também podem afetar o funcionamento da tireoide, como por exemplo:

  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Dormir pouco;
  • Consumo exagerado de cafeína;
  • Baixa ingestão de iodo;
  • Alta quantidade de soja na dieta;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Consumo frequente de refrigerantes diet;
  • Tabagismo;
  • Vegetais crucíferos crus consumidos em excesso;
  • Baixa ingestão de gorduras saudáveis;
  • Dieta rica em carboidratos (massas, bolachas, arroz branco, doces…) e açúcar, propriamente dito;
  • Consumo frequente de margarina e outros óleos vegetais refinados

Hipotireoidismo

No hipotireoidismo, ocorre uma diminuição da quantidade T3 e T4 que vai para a corrente sanguínea. Uma das causas da pane é a Tireoidite de Hashimoto, doença autoimune em que o próprio sistema de defesa cria anticorpos para atacar as células da tireoide.

Os sintomas mais comuns são: cansaço, sonolência, unhas e cabelos secos e quebradiços, aumento de peso, depressão

Hipertireoidismo 

Por outro lado, o hipertireoidismo acontece quando os níveis de T3 e T4 estão altos devido a uma hiperatividade da glândula.

A doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo. Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca a glândula tireoide, provocando seu aumento estimulando-a produzir excesso de hormônios. O hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde, os mais graves envolvem o coração (batimentos cardíacos acelerados e irregulares, insuficiência cardíaca congestiva) e os ossos (osteoporose). Outros sintomas: Palpitações, tremores (principalmente nas mãos), perda de peso, irritabilidade, insônia, – suor excessivo, sensação de cansaço, aumento do apetite, ansiedade, fraqueza muscular, menstruação irregular (por vezes muito curta ou com pouco fluxo), aumento visível da glândula (bócio) ou presença de nódulos na região.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide.

Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.

Lembrando que é importante o acompanhamento da sua saúde, para saber como está sua tireoide procure um médico e, se necessário, um laboratório da sua confiança!

Saiba mais:

Hipotireoidismo: sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento

/https://saude.abril.com.br/medicina/hipotireoidismo-sintomas-diagnostico-prevencao-e-tratamento/

Hipertireoidismo e Hipotireoidismo.

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hipertireoidismo-e-hipotireoidismo/

Entendendo a Tireóide: Hipertireoidismo.

https://www.endocrino.org.br/entendendo-tireoide-hipertireoidismo/#:~:text=O

%20hipertireoidismo%20%C3%A9%20uma%20condi%C3%A7%C3%A3o,a%20outros%20problemas%20de%20sa%C3%BAde.