Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
A Urocultura, Cultura de urina ou Urinocultura, é muito solicitada para diagnosticar uma infecção urinária É o exame mais indicado para o diagnóstico de uma infecção urinária, seja ela uma infecção de bexiga (cistite) ou uma infecção dos rins (pielonefrite).
Exames > Microbiologia > Urocultura
Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
Não é obrigatório.
Primeira urina da manhã. (Ver instruções de coleta)
Não necessita de agendamento prévio.
Não automatizado.
Semeadura em meios de cultura seletivos e não seletivos e identificação bacteriana através de provas bioquímicas e morfológicas.
Pesquisa de Fungos: | Negativo |
Pesquisa de Trichomonas: | Negativo |
Bacterioscopia: | Negativo |
Germe isolado: | Não houve crescimento |
Obs: A coleta de jato médio da urina para Urocultura e Antibiograma é aconselhável ser feita antes do uso de antibióticos e sempre que possível é recomendável a primeira urina da manhã. Caso isso não seja possível a urina pode ser coletada com um intervalo de 3 – 4 horas.
Higiene – Antes de urinar lavar as mãos e o órgão genital com água e sabão distendendo previamente todo o prepúcio e, depois enxaguar com água e secar com toalha limpa.
Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina; coletar a porção média de urina (15–50 mL) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.
Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região genital de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha bem limpa.
Coleta – Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina, coletar a porção média da urina (15-50ml) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não ocorra, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.
Para crianças pequenas (coleta com saco coletor): é sempre preferível coletar no laboratório com cuidados especiais, usando saco coletor. É aconselhável ser feita antes do uso de antibióticos.
Higiene:
Meninos: retrair o prepúcio e lavar com água e sabão a região cuidadosamente. Enxugar com gaze ou toalha limpa.
Meninas: afastar os grandes lábios e lavar a região genital com água e sabão. Enxugar a região com gaze ou toalha limpa, sempre de cima para baixo.
Coleta:
a) Retirar o papel que recobre a parte adesiva do saco coletor;
b) Fixar o orifício do saco coletor à região genital em torno da uretra;
c) Aguardar que a criança urine;
d) Se a criança não urinar em um período de 30 minutos, repetir a higiene e trocar o saco coletor. Assim que a criança urinar, retirar o saco coletor e fechá-lo colando as bordas do orifício. Tomar cuidado para não tocar na parte interna do coletor. Verificar se está bem vedado.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.