Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
Streptococcus pneumoniae é a principal bactéria responsável por infecções respiratórias adquiridas como otites, sinusites e pneumonias. As pneumonias podem ser acompanhadas de bacteremias, principalmente em pessoas idosas ou muito jovens. Outras infecções graves como meningite, endocardite, peritonites, osteomielite, artrite séptica são também associadas a esse agente.
Exames > Biologia Molecular > Streptococcus pneumoniae
Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
Não necessita de jejum.
Sangue (EDTA e Soro).
Secreção brônquica. (Ver instruções de coleta)
Escarro. (Ver instruções de coleta)
Urina. (Ver instruções de coleta)
Não necessita de agendamento prévio.
Automatizado
PCR em Tempo Real
Negativo
PARA MAIORES INFORMAÇÃO SOBRE COLETA, ENTRAR EM CONTATO COM O LABORATÓRIO.
Coleta:
A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene oral e do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente, pacientes com expectoração escassa recomenda-se o aumento da ingestão líquida no dia anterior ao exame. Retirar próteses dentárias (caso use). Inspirar, e tossir várias vezes buscando o material mais profundo possível e recolher o escarro diretamente em frasco estéril. Tampar o frasco imediatamente.
Conservação e Transporte:
O material deve ser entregue no laboratório logo após a coleta, caso não consiga entregar em tempo hábil, o mesmo pode ser refrigerado por algumas horas.
Higiene – Antes de urinar lavar as mãos e o órgão genital com água e sabão distendendo previamente todo o prepúcio e, depois enxaguar com água e secar com toalha limpa.
Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina; coletar a porção média de urina (15–50 mL) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.
Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região genital de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha bem limpa.
Coleta – Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina, coletar a porção média da urina (15-50ml) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não ocorra, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.