Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
O fungo Sporothrix schenckii é responsável pela Esporotricose Humana, uma micose subcutânea que surge quando o fungo entra no organismo por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais.
A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo na pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.
Os sintomas são parecidos a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.
Exames > Biologia Molecular > Sporothrix schenckii
Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
Não necessita de jejum.
Sangue total (EDTA)
Secreções: escarro; (Ver instruções de coleta)
Biópsia, aspirado de lesões. (Ver instruções de coleta)
Não necessita de agendamento prévio.
Automatizado
PCR em Tempo Real
Negativo
PARA MAIORES INFORMAÇÃO SOBRE COLETA, ENTRAR EM CONTATO COM O LABORATÓRIO.
Coleta:
A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene oral e do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente, pacientes com expectoração escassa recomenda-se o aumento da ingestão líquida no dia anterior ao exame. Retirar próteses dentárias (caso use). Inspirar, e tossir várias vezes buscando o material mais profundo possível e recolher o escarro diretamente em frasco estéril. Tampar o frasco imediatamente.
Conservação e Transporte:
O material deve ser entregue no laboratório logo após a coleta, caso não consiga entregar em tempo hábil, o mesmo pode ser refrigerado por algumas horas.