Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
A dosagem de potássio urinário é um teste de grande importância, pois avalia o mecanismo patofisiológico e colabora no diagnóstico da disfunção de potássio. Valores baixos ocorrem sugerem baixa ingestão, perda gastrointestinal ou desvio transcelular. A hiperpotassiúria é encontrada no início da inanição, hiperaldosteronismo primário ou secundário, enfermidades renais, síndromes tubulares renais, acidose e alcalose metabólica.
Exames > Bioquímica > Potássio urinário – Amostra isolada
Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
Não é obrigatório.
Primeira urina da manhã. (Ver instrução de coleta)
Não necessita de agendamento prévio.
Automatizado
Eletrodo seletivo.
Homens:
inferior a 40 anos………: 11 a 80 mEq/L
superior ou igual a 40 anos: 17 a 99 mEq/L
Mulheres:
inferior a 40 anos………: 17 a 145 mEq/L
superior ou igual a 40 anos: 22 a 164 mEq/L
Higiene – Antes de urinar lavar as mãos e o órgão genital com água e sabão distendendo previamente todo o prepúcio e, depois enxaguar com água e secar com toalha limpa.
Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina; coletar a porção média de urina (15–50 mL) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.
Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região genital de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha bem limpa.
Coleta – Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina, coletar a porção média da urina (15-50ml) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não ocorra, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.