Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
O Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) é uma bactéria responsável pela tuberculose, doença infecto-contagiosa, que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.
Exames > Biologia Molecular > Mycobacterium tuberculosis
Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
Não necessita jejum
Sangue EDTA.
Lavado/Aspirado brônquico. (Ver instruções de coleta)
Escarro. (Ver instruções de coleta)
Urina- Primeira da manhã. (Ver instruções de coleta)
Não necessita de agendamento prévio.
Automatizado
PCR em Tempo Real
Negativo
PARA MAIORES INFORMAÇÃO SOBRE COLETA, ENTRAR EM CONTATO COM O LABORATÓRIO.
Coleta:
A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene oral e do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente, pacientes com expectoração escassa recomenda-se o aumento da ingestão líquida no dia anterior ao exame. Retirar próteses dentárias (caso use). Inspirar, e tossir várias vezes buscando o material mais profundo possível e recolher o escarro diretamente em frasco estéril. Tampar o frasco imediatamente.
Conservação e Transporte:
O material deve ser entregue no laboratório logo após a coleta, caso não consiga entregar em tempo hábil, o mesmo pode ser refrigerado por algumas horas.
Higiene – Antes de urinar lavar as mãos e o órgão genital com água e sabão distendendo previamente todo o prepúcio e, depois enxaguar com água e secar com toalha limpa.
Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina; coletar a porção média de urina (15–50 mL) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.
Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região genital de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha bem limpa.
Coleta – Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina, coletar a porção média da urina (15-50ml) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não ocorra, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.