Legionella pneumophila

A Legionella pneumophila é uma bactéria encontrada no meio aquático. A infecção pode  provocar a febre de Pontiac (com sintomas semelhantes a uma gripe e geralmente pouco severa) e a doença dos Legionários, a manifestação mais grave de infeção por Legionella pneumophila e que consiste num tipo de pneumonia potencialmente fatal. Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe forte, sendo os mais comuns febre alta, tosse, expetoração hemorrágica (eventualmente com sangue), diarreia, vômitos, dores de cabeça e musculares, arrepios, confusão mental e dificuldade respiratória. É transmitida por inalação ou aspiração de gotículas de água suspensas no ar que contenham Legionella em quantidade suficiente e com características de virulência.

Exames > Biologia Molecular > Legionella pneumophila

Confira abaixo os detalhes sobre o exame:

JEJUM:

Não necessita de jejum.

TIPO DE AMOSTRA:

Escarro; (Ver instruções de coleta)
Lavado bronco alveolar; Líquido pleural.(Ver instruções de coleta)

AGENDAMENTO PRÉVIO:

Não necessita de agendamento prévio.

PROCEDIMENTO

Automatizado

METODOLOGIA

PCR em Tempo Real

VALOR DE REFERÊNCIA

Negativo

Lavado bronco alveolar; Líquido pleural

PARA MAIORES INFORMAÇÃO SOBRE COLETA, ENTRAR EM CONTATO COM O LABORATÓRIO.

ESCARRO

Coleta:
A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene oral e do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente, pacientes com expectoração escassa recomenda-se o aumento da ingestão líquida no dia anterior ao exame. Retirar próteses dentárias (caso use). Inspirar, e tossir várias vezes buscando o material mais profundo possível e recolher o escarro diretamente em frasco estéril. Tampar o frasco imediatamente.

Conservação e Transporte:
O material deve ser entregue no laboratório logo após a coleta, caso não consiga entregar em tempo hábil, o mesmo pode ser refrigerado por algumas horas.