Fenol

O fenol é uma substância química que pode ser sólida ou líquida com odor característico, nauseante, aromático e pungente. É utilizado na produção de resinas fenólicas, outros produtos fenólicos e caprolactama, em desinfetantes e agentes anti-sépticos. Na indústria tem diversos usos: como solvente, na fabricação de explosivos, fertilizantes, gás de iluminação, tintas, removedores, borrachas, resinas sintéticas, produtos têxteis, de perfumaria e farmacêuticos, baquelite, plásticos e desinfetantes. Após a exposição, o fenol é prontamente absorvido pelas vias cutânea, digestiva e respiratória. Em sua maior parte, é oxidado ou conjugado com ácido sulfúrico, glucorônico e outros ácidos, sendo eliminado na urina na forma conjugada. Os vapores do fenol são irritantes das vias respiratórias e corrosivo para os tecidos.

Exames > Patologia clínica ocupacional > Fenol

Confira abaixo os detalhes sobre o exame:

JEJUM:

Não é obrigatório

TIPO DE AMOSTRA

Urina inicio ou final da jornada de trabalho (conforme solicitação médica).

(Ver instrução de coleta)

AGENDAMENTO PRÉVIO:

Não necessita de agendamento prévio.

PROCEDIMENTO

Automatizado

METODOLOGIA

CROMATOGRAFIA GASOSA

VALOR DE REFERÊNCIA

Até 20,0 mg/g de creatinina

IBMP*: até 250 mg/g de creatinina

IBMP*: índice biológico máximo permitido

  • Coletar urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana).
  • Coletar urina do início do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana)