Dismorfismo Eritrocitário

O exame avalia as alterações das hemácias presentes na urina, permitindo avaliar a origem da hematúria (sangue a urina). Pode estar relacionado ao câncer no trato urinário (rins, bexiga, ureter, uretra, próstata), infecções do trato urinário, pielonefrites (infecção dos rins), traumas do trato urinário, prostatite (inflamação da próstata), cistite (infecção da bexiga), urolitíase (perda do trato urinário), hipertrofia prostática (perda da próstata), anomalias renais de causas diabética, hipertensiva e imunológica e atividade física intensa.

Exames > Urinálise > Dismorfismo Eritrocitário

Confira abaixo os detalhes sobre o exame:

JEJUM:

Não é obrigatório.

TIPO DE AMOSTRA

Primeira urina da manhã. (Ver instruções de coleta)

AGENDAMENTO PRÉVIO:

Não necessita de agendamento prévio

PROCEDIMENTO

Não automatizado.

METODOLOGIA

Microscopia de contraste de fase.

VALOR DE REFERÊNCIA

Negativo

1 – Instrução de Coleta para Homens
2 – Instrução de Coleta para Mulheres

 

1 – Instrução de Coleta para Homens

Higiene – Antes de urinar lavar as mãos e o órgão genital com água e sabão distendendo previamente todo o prepúcio e, depois enxaguar com água e secar com toalha limpa.

Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina; coletar a porção média de urina (15–50 mL) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.

Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.

 

2 – Instrução de Coleta para Mulheres

Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região genital de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha bem limpa.

Coleta – Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina, coletar a porção média da urina (15-50 mL) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.

Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não ocorra, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.