Citomegalovírus (CMV)

O Citomegalovírus (CMV) pertence à família dos herpes vírus. Em geral é assintomático em adultos saudáveis, mas pode apresentar quadro clínico semelhante à mononucleose infecciosa. É encontrado fluídos corpóreos como o sêmen e secreção vaginal, na urina e na saliva. Pode ocorrer a transmissão da gestante para o feto, interferindo na formação de  órgãos e tecidos fetais.

Exames > Biologia Molecular > Citomegalovírus (CMV)

Confira abaixo os detalhes sobre o exame:

JEJUM:

Não necessita de jejum

TIPO DE AMOSTRA

Sangue total (EDTA), Plasma, Urina, Liquor e secreção ocular (Ver instruções de coleta)

AGENDAMENTO PRÉVIO:

Não necessita de agendamento prévio.

PROCEDIMENTO

Automatizado.

METODOLOGIA

PCR em Tempo Real

VALORES DE REFERÊNCIA

Não detectado

SECREÇÃO OCULAR

Coletar de preferência na ausência de antibioticoterapia (tópica e sistêmica).

URINA

Instrução de Coleta para Homens

Higiene – Antes de urinar lavar as mãos e o órgão genital com água e sabão distendendo previamente todo o prepúcio e, depois enxaguar com água e secar com toalha limpa.

Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina; coletar a porção média de urina (15–50 mL) no frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.

Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.

Instrução de Coleta para Mulheres

Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região genital de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha bem limpa.

Coleta – Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; desprezar o 1º jato de urina, coletar a porção média da urina (15-50ml) em frasco estéril; tampar o frasco imediatamente. O restante da micção é desprezado; tomar cuidado para não tocar no interior do frasco ou da tampa.

Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não ocorra, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.

PARA MAIORES INFORMAÇÃO SOBRE COLETA, ENTRAR EM CONTATO COM O LABORATÓRIO.