Ácido hipurico

O ácido hipúrico é utilizado como indicador de exposição dos trabalhadores ao tolueno, estando a sua concentração relacionada à exposição ocupacional, durante a jornada de trabalho do dia. O tolueno é usado como solvente para óleos, borracha natural, resinas, borracha sintética, carvão, piche, betume e acetil-celuloses, como diluente e solvente para vernizes e tintas e como matéria-prima para síntese orgânica de cloreto de benzoila, benziliceno, sacarina, cloramina T, trinitrotolueno. Tolueno possui ação tóxica principalmente no sistema nervoso central, fígado e rins. É biotransformado no organismo, originando, principalmente o ácido benzóico que conjugado com a glicina, produz o ácido hipúrico, seu principal metabólito urinário.

Exames > Patologia clínica ocupacional > Ácido hipurico

Confira abaixo os detalhes sobre o exame:

JEJUM:

Não é obrigatório

TIPO DE AMOSTRA

Urina inicio ou final da jornada de trabalho (conforme solicitação médica).

(Ver instrução de coleta)

AGENDAMENTO PRÉVIO:

Não necessita de agendamento prévio.

PROCEDIMENTO

Automatizado

METODOLOGIA

CROMATOGRAFIA GASOSA

VALOR DE REFERÊNCIA

Até 1,50 g/g de creatinina
IBMP*: Até 2,50 g/g de creatinina

*IBMP: Índice Biológico Máximo Permitido

  • Coletar urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana).
  • Coletar urina do início do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição (recomenda-se evitar a primeira jornada da semana).