Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
É um exame microscópico para pesquisa de Bacilos Álcool-Ácido Resistentes – B.A.A.R. em esfregaços da amostra, preparados e corados com metodologia padronizada.
A tuberculose é uma doença infecciosa, causada por cinco espécies de bactérias pertencentes ao gênero Mycobacterium: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. microti e M. canetti, que acomete geralmente, os pulmões, mas pode ocorrer em qualquer outro órgão ou ainda se desenvolver ao mesmo tempo, em vários órgãos do corpo humano.
Exames > Microbiologia > Baciloscopia – B.A.A.R
Confira abaixo os detalhes sobre o exame:
Não é obrigatório.
Escarro: amostra única ou múltiplas. (Ver instruções de coleta)
Urina: primeira da manhã. (Ver instruções de coleta)
Não necessita de agendamento prévio
Não automatizado.
Coloração por Ziehl – Neelsen
Ausência de B.A.A.R
Coleta:
A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da higiene oral e do desjejum. Lavar várias vezes a boca com água pura, gargarejando e bochechando abundantemente, pacientes com expectoração escassa recomenda-se o aumento da ingestão líquida no dia anterior ao exame. Retirar próteses dentárias (caso use). Inspirar, e tossir várias vezes buscando o material mais profundo possível e recolher o escarro diretamente em frasco estéril. Tampar o frasco imediatamente.
Conservação e Transporte:
O material deve ser entregue no laboratório logo após a coleta, caso não consiga entregar em tempo hábil, o mesmo pode ser refrigerado por algumas horas.
Higiene – Antes de urinar lavar as mãos e o órgão genital com água e sabão distendendo previamente todo o prepúcio e, depois enxaguar com água e secar com toalha limpa.
Coleta – Com uma das mãos manter o prepúcio retraído e com outra mão segurar o frasco já destampado; COLETAR TODO O VOLUME DA PRIMEIRA MICÇÃO EM FRASCO ÚNICO E ESTÉRIL COM CAPACIDADE SUFICIENTE;
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não seja possível, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.
Higiene – Lavar com água e sabão as mãos e a região genital de frente para trás e depois, secar sem fazer movimentos para frente ou para trás, usando toalha bem limpa.
Coleta – Sentar no vaso sanitário ou bidê com as pernas afastadas e com uma das mãos afastar os grandes lábios e com a outra mão segurar o frasco já destampado; COLETAR TODO O VOLUME DA PRIMEIRA MICÇÃO EM FRASCO ÚNICO E ESTÉRIL COM CAPACIDADE SUFICIENTE; tampar o frasco imediatamente.
Conservação e transporte – Após a coleta a urina deve ser enviada ao laboratório o mais rápido possível. Caso isto não ocorra, ela pode ser guardada no refrigerador até o seu envio ao laboratório. É aconselhável que este tempo não ultrapasse 2 horas.